Paula Barradinhas

   

Mag2 paula barradinhas

 Quem sou eu?

Sou a Paula Barradinhas, uma eterna “menina” que apesar de tudo continua a acreditar na magia, no poder que está dentro de nós próprios e na capacidade de lutar contra aquilo que nos quer derrubar ou por aquilo que nos move. E que vale mesmo muito a pena fazê-lo, porque o prémio é o melhor de todos: estarmos cá e sermos felizes, juntos! 

O “meu” Cancro 

Fui diagnosticada no início de 2015, com 39 anos, depois de realizar vários exames porque estava com uma “gripe” que teimava em não passar e porque me sentia anormalmente cansada e o meu corpo andava a dar sinais há já algum tempo de que algo não estava bem, mas eu continuava a adiar ir ao médico porque andava demasiado ocupada com o trabalho e com as viagens e achava que a auto-medicação era suficiente.

Resultado: Linfoma não Hodgkin primário das células B do mediastino. Um nome muito pomposo, para designar o mesmo que os outros. Cancro é cancro, e ter cancro é viver com medo. Medo de sofrer, medo de não sobreviver. E, apesar de estar em remissão completa desde finais desse mesmo ano, medo de que volte… 

Mas ter cancro é também uma oportunidade para descobrir o que é verdadeiramente importante, o que nos faz falta, o que não nos faz bem, aquilo de que já não precisamos e pôr as nossas prioridades em ordem. O cancro tornou-me mais forte, mais consciente, mais humana, e eu sou-lhe grata por isso.

Ser voluntária na Associação Careca Power é... 

É ter descoberto a missão da minha vida. Sempre dei tudo de mim ao meu trabalho e aos meus projetos, mas dedicar o meu tempo e, acima de tudo, o meu amor (porque nada disto se faz sem amor) a quem está a passar por uma fase mais vulnerável ou difícil, conseguir arrancar-lhes um sorriso que seja, dá-me um propósito que vai muito para além de mim. E sei que, mesmo quando eu já cá não estiver, este pedacinho de mim, que ajudei a criar, permanecerá. 

O lema da minha Vida 

O nosso organismo está programado para sobreviver, por isso confiem em vocês mesmos, na vossa sabedoria, na vossa intuição. Rodeiem-se de seres vivos (pessoas, animais, plantas) que vos fazem sentir bem. Regenerem-se com a natureza. Dêem passeios ao ar livre, abracem uma árvore, olhem o mar e a força das ondas, admirem o nascer e o por do sol sabendo que no dia a seguir estará lá outra vez, tal como vocês. E, enquanto cá estiverem, não percam tempo a sofrer pelo que pode ou não acontecer amanhã. Façam o favor de ser felizes, HOJE.