Susan Alvernaz

   

Dir6 susan alvernaz

 Quem sou eu?

Sou a Susan Alvernaz, uma Açoriana que veio a terras continentais viver o seu destino. Sou formada em Ciências Sociais - Psicologia, valorizo muito as relações humanas, estou sempre pronta a ajudar e adoro abraços. 

O “meu” Cancro 

In situ na mama esquerda, diagnosticado a 06/06/2017. Assim que senti o nódulo, percebi que aquela dor e o seu crescimento não eram normais, procurei um médico e foi detetado na fase inicial. Após a confirmação do diagnóstico fiz criopreservação dos ovócitos, tumorectomia em 29/06/2017 e alargamento das margens de segurança em 16/08/2017. Iniciei a radioterapia (25 sessões) e a hormonoterapia (por 5 anos) dia 01/10/2017.

Foquei-me, desde o primeiro minuto, na vida! Foquei-me de tal maneira, que outras coisas passaram-me ao lado. Mas era ali, naquele momento, que tinha de dar tudo. E dei! Coloquei todo o meu foco na cura, no amor que tenho à vida, na força da guerreira e no pensamento positivo. E ri muito. Usei o humor como defesa e gozei muito com o cancro e com tudo o que ele provocou. Dei muito colo à família e amigos e tentei sempre afastar o medo. Não falo em reprimir emoções, porque isso não nos faz nada bem, mas acho que podemos geri-las de forma a que não atrapalhem muito o nosso processo. Costumo dizer que não foi um processo difícil, mas sim muito chato. Porque exige muito de nós, a nível físico mas principalmente a nível psicológico.

Está mais que provado que nós temos o poder de contribuir para a cura. Exige muita disciplina e trabalho mental, mas se o temos, devemos utilizá-lo. É a nossa vida que está em jogo. Tive sorte? Sim! Mas também tive muita responsabilidade no sucesso do resultado.

Ser voluntária na Associação Careca Power é... 

… uma grande honra!

Esta associação e estas pessoas que dão um pouco de si aos outros, constantemente e exaustivamente, mostraram-me o verdadeiro significado de união, solidariedade, altruísmo, bondade, gratidão, força e resiliência. Mulheres normais que a meio da sua vida pessoal transformam-se em super-mulheres para ajudar quem mais precisa. Trabalham, lutam, riem e choram juntas. Ninguém fica de fora. E tudo isto porquê? Porque nenhum doente oncológico se deve sentir sozinho e porque juntas somos imensamente mais fortes!

Não escolhi ter cancro, mas escolhi juntar-me a esta família e foi das melhores decisões que já tomei. Afinal, o cancro pode trazer-nos coisas muito boas.

O lema da minha Vida 

A força, a fé, o pensamento positivo e o humor são a nossa cura. Mentalizem-se disso, apliquem-no no vosso processo e vamos marcar essa vitória com um grande abraço “Careca” e um brinde à vida. Vivam intensamente, mas cuidem-se!