Tita Gonçalves

   

Dir2 tita gonçalves

 Quem sou eu?

Sou a Tita Gonçalves e sou como sou, com o passar dos anos uma pessoa cada vez mais tranquila. Vivo segundo o lema que sempre ouvi da boca da minha mãe, o de “quanto mais dou mais tenho”. 

O “meu” Cancro 

Os meus cancros, porque não foi só um… 

Em 2011 fui diagnosticada com o meu primeiro, um cancro ginecológico no colo do útero. Valeu-me a sorte de ter feitos os exames de rotina na altura certa. 

Em 2012 fiz uma ecografia mamária e mamografia na Primavera e estava tudo bem, mas em pleno Verão comecei a sentir uns nódulos no peito e pedi à médica de família para fazer uma nova ecografia mamária, pedido esse que foi recusado. Acabei por fazer os exames a meu cargo num estabelecimento privado e decidi ir a uma consulta não programada no IPO. Descobri que em vez de um tumor tinha dois… e ainda hoje espero por um contacto da médica de família que se recusou a emitir novos exames. 

Na altura do segundo diagnóstico acompanhava uma amiga que passava pelo mesmo. Não senti o mesmo medo que da primeira vez, porque já sabia o que aí vinha e o quanto iria custar. E no meu pensamento aceitei que iria voltar a passar por todos aqueles efeitos secundários que já conhecia, mas ACREDITEI sempre que iria correr bem. E aqui continuo.

Ser voluntária na Associação Careca Power é... 

Ser voluntária nesta Associação mudou todo o sentido da minha vida. Sei que “roubo” tempo à minha família e aos meus amigos para me dedicar a esta causa, e às vezes cobram-me por isso. E que o resultado do meu trabalho pouco se vê, mas também sei que faço a diferença numa simples troca de palavras, num abraço sentido, no estar sempre lá quando é preciso. Porque é no conjunto de todos estes gestos voluntários que conseguimos alcançar aquilo a que nos propusemos. Quanto aos “meus”, espero que um dia percebam o impacto daquilo que faço e se orgulhem de mim. 

O lema da minha Vida 

Fazer o bem sem olhar a quem. Um abraço não custa a dar e ajuda a curar.